Compartilhar:

Aspectos Físicos

Localização do Município

O  município de Amaral Ferrador se estende por 506,5 Km²  e  contava com 6355 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 12, 5 habitantes por Km² no território do município. Faz divisa com os municípios de Dom Feliciano, Cristal, Encruzilhada do Sul. Amaral Ferrador fica situado a 42 Km a sul-oeste de Camaquã a maior cidade nos arredores. Situado a 27 metros de altitude, as coordenadas geográficas latitude: 30º 52’ 23”ao Sul; longitude: 52º 14’ 50”a Oeste.


Clima e vegetação

O clima do município é predominantemente subtropical úmido.

A vegetação do município é constituída de campos, matas e coxilhas, estas são recobertas pelo capim. O que podemos chamar de pampa.

A vegetação denominada pelo IBGE como composta inicialmente por uma Savana Parque, já está praticamente modificada, com restos ocasionais em áreas isoladas de mata ciliar nos vales de drenagem. A savana local que constitui uma vegetação de mata rala, alternada por árvores esparsas, entre gramíneas, que formam “capões” isolados, está sendo modificada para uma vegetação mais arbustiva. Onde há culturas e campos limpos os processos agrícolas são ativos. As culturas, principalmente fumo, milho, arroz, feijão e soja, cobrem ocasionalmente a paisagem em cultivos alternados com raras forrageiras nativas. Nos vales dos rios e sangas a mata de galeria está perdendo as espécies de melhor qualidade no das construções rurais ao longo do tempo. Houve um processo rápido de cosumo da mata que se transmite por gerações. Atualmente ocorre o reflorestamento de eucaliptos, pinus e acácia-negra.


Hidrografia

Amaral Ferrador é costeado pelo Rio Camaquã, que nasce em Caçapava do Sul e deságua na Lagoa dos Patos. Com balneários, que são atrações turísticas no verão, como também o Arroio dos Ladrões.